Ensaio Feminino Externo: guia completo para fotos incríveis!

656
6min de leitura

Existem muitos estilos de ensaios femininos e eu já expliquei sobre eles aqui no blog, mas agora quero falar sobre o estilo que é um dos preferidos das minhas clientes: o ensaio feminino externo.

Perfeito para quem ama natureza, verde, luz do sol e fotos mais espontâneas, o ensaio fotográfico externo pode parecer mais simples mas também possui truques para que as fotos fiquem perfeitas.

Qualquer mulher pode optar por fazer um ensaio fotográfico ao ar livre, pois ele é perfeito para fotos casuais, gestante, corporativo (se fizer sentido para sua profissão) e até sensual.

Agora, sem mais enrolação. Vamos as dicas para ensaio externo feminino? Bora!

ensaio externo feminino - Estúdio Jardim Secreto Curitiba

3 motivos para fazer um ensaio feminino externo:

  • Criatividade: espaços externos são fantásticos para usar e abusar da criatividade. Com composições diferentes, luz e sombra, utilização de elementos naturais. Tenho certeza que seu ensaio externo vai render muuuuitos cliques diferentes.
  • Natureza: se você ama a natureza, o ensaio feminino externo é o ideal para você. Aproveitando a luz do sol de fim de tarde, o verde incrível, o reflexo das águas, o vento no rosto...
  • Turismo: já pensou em aproveitar o ensaio para conhecer um lugar novo e de quebra ainda terminar o dia com fotos profissionais? Perfeito, não é?! Descobrir um novo lugar deixa a experiência do ensaio ainda mais autêntica e divertida.

Clique para ver um ensaio feminino externo na Chácara Cantinho do Sossego.

Ensaio externo na Chácara Cantinho do Sossego

Guia completo: principais dúvidas sobre ensaio externo feminino!

1- O que levar no ensaio externo?

Essas dicas valem ouro, sério! Depois de muitos anos trabalhando com fotografia externa, aprendi na prática o que não pode faltar nesse estilo de ensaio.

Por isso, aqui vai a lista de coisas que peço para todas as minhas clientes levarem e sempre são muito úteis: chinelo (para facilitar a caminhada em alguns momentos), repelente e protetor (afinal, não queremos que nada atrapalhe o ensaio, né?!), toalha grande (muitos lugares são públicos e não tem espaço para trocas de roupa, nessas horas a tolha pode salvar. Além de ajudar em caso de chuva, para limpar algo, etc).

Ensaio externo estúdio Jardim Secreto em Curitiba

2- Roupas para ensaio fotográfico ao ar livre:

Essa dica costuma ser personalizada, de acordo com o estilo pessoal e o objetivo de cada cliente. Por exemplo, se é um ensaio country, as roupas serão de um jeito, se é um ensaio gestante serão de outro jeito e assim por diante.

Mas, é claro, existem dicas universais. Para começar, eu sempre indico para que usem roupas que se sintam confortáveis, seguras e lindas. Depois, é recomendado que evitem peças com estampa, pois elas são mais difíceis de combinar com qualquer ambiente.

Para contrastar com o verde da natureza, cores que ficam incríveis para usar no ensaio feminino externo são: branco, bege, tons pastéis e tons terrosos (como amarelo queimado, marrom...).

Peças que não tem erro: vestido branco longo, macacão despojado, calça jeans e camisa, jaqueta jeans, blusão de lã (se o ensaio for no inverno).

Para mais dicas sobre o assunto, acesse: Dica de Roupas para Ensaio Feminino!

3- Dica de maquiagem para ensaio fotográfico externo:

Ensaio ao ar livre remete a natureza, simplicidade, leveza... pensando nisso, para que as fotos tenham harmonia, todos os elementos precisam estar de acordo. Por isso minha dica principal para maquiagem para ensaio ao ar livre é: o mais natural possível.

É importante contratar uma maquiadora profissional para não ter erro, mas não carregue na produção, opte por olhos e boca mais sutis. Quando você escolhe uma maquiagem mais "pesada", a tendência é que se olhe no espelho e se estranhe por não estar acostumada a ser ver assim, e isso pode atrapalhar toda a experiência do ensaio. Então, evite arrependimentos futuros fazendo uma maquiagem mais leve e simples.

4- Qual o melhor horário para fotografar ao ar livre?

Independente do lugar escolhido, o ideal é sempre evitar os horários de luz solar mais forte, ou seja, é recomendado fazer o ensaio externo no começo da manhã ou no final da tarde, no horário do pôr do sol (que nós chamamos de golden hour).

Claro que outros fatores podem influenciar, por exemplo, se você escolheu fazer as fotos em um parque público, é provável que no final da tarde ele esteja cheio de gente, o que pode atrapalhar a experiência. Mas isso pode ser adaptado, por isso é muito importante que você converse com seu fotógrafo sobre todos esses detalhes.

Ensaio externo feminino de aniversário

5- Qual a melhor época do ano para fazer ensaio fotográfico externo feminino?

A resposta é sempre uma: depende! Todas as estações do ano tem vantagens e desvantagens, então tudo depende do objetivo e do estilo do ensaio. Olha só:

  • Ensaio externo no verão: as vantagens é que é calor, o pôr do sol é incrível, o dia dura mais, é férias, dá para fazer fotos criativas e divertidas na água, etc. Já as desvantagens é que tem muito inseto, as vezes o calor atrapalha (derretendo a maquiagem, por exemplo :/), o clima é mais inconstante, com mais riscos de chuva.
  • Ensaio externo no inverno: as vantagens é que o clima é mais estável e tem menos chances de chuvas, o pôr do sol continua lindo, dá para fazer fotos de inverno, aproveitando as folhas caídas e tons mais opacos das paisagens. Já imaginou fazer um ensaio na fogueira, com manta, vinho e marshmallows? As desvantagens é que o dia acaba mais cedo, o frio pode atrapalhar a experiência, é preciso adaptar as roupas á estação.

6- Dicas de poses para ensaio feminino externo:

O mais prático é estudar referências com antecedência, expor suas ideias e vontades para o fotógrafo e deixar para que ele faça o trabalho de direcionamento durante o ensaio.

Mas, a principal dica aqui é fazer poses mais espontâneas, ou seja, caminhando, mexendo no cabelo, sentada ou deitada no chão, etc. Para um resultado mais natural faça movimentos enquanto é fotografada, por exemplo, coloque o óculos, amarre o cabelo, dance...

Veja algumas ideias abaixo:

poses espontâneas para ensaio externo
poses criativas para ensaio externo feminino
ensaio externo de 15 anos
ensaio feminino externo
ensaio fotográfico Unilivre Curitiba

7- Dica de lugares para fazer um ensaio feminino externo em Curitiba e região:

A capital é conhecida por seus parques lindos e bem cuidados, por isso, não faltam opções de lugares para ensaio fotográfico em Curitiba. Além disso, a região metropolitana é cheia de lugares incríveis também.

Vou deixar uma lista de lugares para ensaio externo em Curitiba:

Lista de lugares para ensaio fotográfico na região metropolitana de Curitiba:

  • Parque Monge (Lapa)
  • Centro Histórico da Lapa
  • Estância Casa na Árvore (Contenda)
  • Cabana Astral (Contenda - área interna e externa)
  • Chácara Cantinho do Sossego (Contenda)
  • Trilho do Trem (interior de Araucária)
  • Campos e plantações (Contenda e Araucária)

Para saber mais detalhes sobre estes e outros lugares, acesse a matéria do blog sobre o assunto: Onde fazer um ensaio fotográfico feminino em Curitiba.

ensaio fotográfico Parque Gomm Curitiba

8- Ideias para deixar seu ensaio feminino externo criativo

Para fazer um ensaio feminino criativo, a dica é levar acessórios para ter fotos com poses diferentes. Algumas ideias são:

  • óculos de sol
  • cesta de picnic
  • chapéu
  • câmera cenográfica
  • instrumento musical
  • livros
  • vinho, cerveja, gin
ensaio feminino Unilivre Curitiba

É isso! Assim encerro esta matéria esperando que tenha sido útil para você. E, afinal, ficou com vontade de fazer um ensaio externo feminino? Estou a disposição, é só entrar em contato.

Conheça mais do meu trabalho no perfil do Instagram.




19 Jan 2024

Ensaio Feminino Externo: guia completo para fotos incríveis!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dica de foto externa dica de fotos ao ar livre ensaio externo curitiba ensaio externo feminino ensaio feminino ao ar livre ensaio feminino externo ensaio fotográfico ao ar livre ensaio fotográfico curitiba ensaio fotográfico feminino

Quem viu também curtiu

06 de Dez de 2022

Ensaio fotográfico feminino de aniversário: veja dicas e ideias para fotos perfeitas!

19 de Jan de 2024

7 Estilos de Ensaio Feminino: qual deles combina com você? 

19 de Ago de 2022

Dicas de roupas para ensaio fotográfico feminino: guia completo para não errar na escolha!

Olá, sou a Fotógrafa Flávia e estou aqui para te ajudar. Me chame no whats para conversar. Eu vou amar fotografar você :)
Logo do Whatsapp