11/08/2022 às 21:00 Dicas para os ensaios Ensaios

Como funciona o ensaio feminino passo a passo?

29
6min de leitura

Quando eu digo que toda mulher deveria se permitir viver a experiência de um ensaio fotográfico feminino, eu não exagero. As fotos são um investimento em você, na sua autoestima e na sua imagem. 

Mas, eu sei, quem nunca fez um ensaio feminino tem muitas dúvidas sobre o assunto e, talvez, não sabe nem por onde começar. 

Pensando nisso, eu criei esse passo a passo para o ensaio feminino: um guia completo para antes, durante e depois da sua sessão de fotos. As dicas são imperdíveis e vão tornar sua experiência ainda mais especial. 

E, no final, você ainda vai saber quanto custa um ensaio fotográfico feminino. Por isso, leia completo!

ensaio boudoir feminino
ensaio fotográfico feminino boudoir

Por que fazer um ensaio feminino?

As vantagens são muitas e aqui vai uma lista dos principais motivos para fazer um ensaio fotográfico feminino:

  • o ensaio eleva a autoestima
  • você tira um tempo só seu
  • você se produz e sente linda
  • você pode aproveitar para conhecer um lugar novo
  • você se desafia a fazer algo novo
  • você se sente livre 
  • você investe em você e na sua imagem
  • ótimo para comemorar uma nova fase
  • é uma lembrança que fica para sempre

Bom, motivos não faltam por aqui. Mas eu costumo dizer sempre: você não precisa de motivos, para fazer um ensaio fotográfico basta QUERER! 

Estamos acostumadas a deixar nossos desejos de lado, temos medo do julgamento e não investimos tempo em nós mesmas. Por isso, eu não canso de repetir: PERMITA-SE! 

ensaio sensual feminino em Curitiba
ensaio feminino Curitiba

Passo a passo para o ensaio fotográfico feminino:

Agora, vamos ao que interessa. Separei este passo a passo em 3 partes: antes do ensaio fotográfico feminino, durante o ensaio fotográfico e depois do ensaio fotográfico. 

Com essas dicas, não tem erro: você vai amar a experiência! Então, vamos lá?! 

Passo a passo antes do ensaio fotográfico feminino:

1. Como escolher o fotógrafo (a) perfeito

Sim, este é o primeiro passo e, eu diria, o mais importante de todos. Se você errar na escolha do seu fotógrafo profissional, pode se frustrar com o resultado e esse não é o objetivo. 

Portanto, é importante que você pesquise muito, avalie trabalhos recentes, olhe as redes sociais e site, converse com o fotógrafo e tire todas as suas dúvidas. É muito importante que você se identifique com a edição e estilo de trabalho deste profissional.

Tem um post só sobre isso aqui no blog: Dicas de como escolher o melhor fotógrafo para seu ensaio.

2. Converse muito com o fotógrafo escolhido

Depois que você escolheu o profissional, confie nele (a). Tire todas as suas dúvidas, mostre como você imagina as fotos e esteja aberta às sugestões do profissional também. Essa troca é fundamental para alinhar as expectativas para o ensaio fotográfico feminino

Peça ajuda e sugestões, o fotógrafo vai te indicar que roupas usar no ensaio fotográfico, onde fazer as fotos, melhor horário e todos esses detalhes. 

Mais uma vez: não deixe de mostrar ideias de como você imagina seu ensaio. 

3. Tipos de ensaio fotográfico feminino

Existem muitos estilos de ensaio fotográfico feminino, por exemplo, ensaio feminino casual, ensaio feminino sensual, ensaio feminino de aniversário, ensaio feminino boudoir… e por aí vai. 

É essencial que você converse sobre isso com o fotógrafo e defina o estilo com antecedência. Isso facilita para que o profissional dê dicas personalizadas para você e cria uma experiência do jeito que você imagina. 

Para saber quais são os tipos de ensaio fotográfico feminino, basta clicar no link.

4. Maquiagem para ensaio fotográfico e produção

Este é outro ponto importante que faz muita diferença no resultado final das fotos: a produção. 

Existem fotógrafos que já incluem esse serviço no pacote e existem outros que deixam esses detalhes por conta de cada cliente. 

Sempre vale ressaltar que, no final, é você quem decide tudo, por isso, escolha profissionais em que você confia de olhos fechados e, claro, agende com antecedência para evitar surpresas. 

5. Assine um contrato para ensaio fotográfico

Para finalizar o passo a passo antes do ensaio fotográfico feminino, defina data, horário, formas de pagamento, entrega das fotos e todos estes detalhes e, claro, assine um contrato. 

Isso pode parecer burocrático demais, mas acredite, ele vai tornar a experiência mais segura para todos os envolvidos. 

ensaio fotográfico curitiba
ensaio fotográfico feminino casual

Passo a passo durante o ensaio fotográfico feminino

6. Aproveite esse dia só seu

Raramente tiramos um dia só para a gente, não é?! Por isso, o ensaio fotográfico feminino é a oportunidade perfeita para isso. 

Eu sugiro que você comece o dia com seu café da manhã preferido, tome um banho demorado, faça seu skin care, separe as roupas e objetos que você vai usar no ensaio feminino e relaxe. 

Depois, aproveite toda a produção, indo no salão, fazendo a unha, o cabelo e uma maquiagem que te deixe ainda mais maravilhosa e confiante para as fotos. 

Ou seja, esse é um dia para você se mimar e se cuidar. Aproveite!

7. Se jogue na experiência

Chegue no local e no horário combinados e: SE JOGUE! Esteja aberta às ideias do fotógrafo (a) e confie nele (a) do começo ao fim, mas não faça nada que não se sinta confortável. Esse é um momento só seu.

Ria, divirta-se, permita-se viver intensamente. Abuse dos carões, pegue as dicas do profissional e relaxe. No começo vai parecer difícil, mas, acredite, a vergonha vai passar aos poucos e você vai se soltar. 

Se abrace, se sinta, se olhe no espelho e se orgulhe de estar ali e de ser quem é, exatamente como é. Você é única e as fotos vão retratar a sua essência. 

ensaio feminino na cabana
ensaio boudoir feminino

Passo a passo depois do ensaio fotográfico feminino

8. Sempre dá para aproveitar ainda mais

Isso aí, minha primeira dica para depois do ensaio fotográfico feminino é: chame as amigas (ou namorado, marido, irmãs…) e vá aproveitar o final do dia.

Aproveite que está maquiada e toda produzida e vá no seu lugar preferido, seja restaurante, balada, cinema, etc. Que tal? 

9. A escolha das fotos

A maioria dos pacotes de fotos tem um número limitado de fotos, por isso, alguns dias depois do ensaio fotográfico, você vai precisar escolher as suas favoritas. 

Cada fotógrafo tem um estilo diferente de trabalhar mas, no meu caso, você recebe um link seguro com todas as fotos para escolher em até 3 dias úteis depois do dia do ensaio. 

Este é outro momento que você pode (e deve) aproveitar para se admirar e se amar. Que tal abrir um vinho ou sua bebida preferida para que a escolha fique mais divertida? 

10. A entrega das fotos

Depois que você escolher suas fotos preferidas, é hora do fotógrafo finalizar a edição e isso pode levar alguns dias. O meu prazo de entrega para as fotos editadas é de 10 dias úteis, por exemplo. 

Segure a ansiedade, porque sim, o resultado vale a pena. No meu caso, eu entrego todas em formato digital, através de uma galeria online exclusiva. 

11. Admire-se!

Mulher, você foi lá e fez e essa é a melhor sensação do mundo! Quando você receber as fotos finalizadas, se olhe com amor e carinho. Aproveite a sensação de liberdade e coragem que essa experiência te trouxe. 

Eu sei que você vai sentir isso! E, depois, use as fotos como preferir: imprima e espalhe pela casa, faça quadros, presenteie alguém especial com uma surpresa, poste nas redes sociais… é hora de curtir você mesma!

ensaio fotográfico feminino boudoir
ensaio interno Curitiba

Quanto custa um ensaio feminino?

E a pergunta que não quer calar: quanto custa um ensaio fotográfico feminino? Aqui é importante saber que tudo depende. Depende do profissional escolhido, do lugar onde as fotos serão feitas, da produção, etc.

Existem inúmeras locações para ensaios fotográficos que são pagas e outras tantas que são gratuitas, por exemplo. Então, vai do que você está disposta a investir. 

Se você quiser que eu seja a sua fotógrafa, por exemplo, saiba que eu tenho pacotes a partir de R$320,00. Para saber mais informações sobre o ensaio feminino, acesse minha página de dúvidas frequentes.

Agora que você já sabe como funciona o ensaio feminino passo a passo e quanto custa um ensaio fotográfico, entre em contato comigo. PERMITA-SE viver essa experiência. 

11 Ago 2022

Como funciona o ensaio feminino passo a passo?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dica para ensaio feminino ensaio boudoir ensaio feminino ensaio fotográfico feminino quanto custa um ensaio feminino

Quem viu também curtiu

06 de Dez de 2022

Ensaio fotográfico feminino de aniversário: veja dicas e ideias para fotos perfeitas!

19 de Jan de 2024

7 Estilos de Ensaio Feminino: qual deles combina com você? 

19 de Ago de 2022

Dicas de roupas para ensaio fotográfico feminino: guia completo para não errar na escolha!

Olá, sou a Fotógrafa Flávia e estou aqui para te ajudar. Me chame no whats para conversar. Eu vou amar fotografar você :)
Logo do Whatsapp