02/08/2023 às 16:03

Dicas para fazer um ensaio feminino no Jardim Botânico de Curitiba!

363
6min de leitura

Já imaginou fazer seu ensaio fotográfico no Jardim Botânico de Curitiba? Esse parque é um dos cartões postais mais famosos da capital paranaense e não a toa é um dos cenários mais disputados pelos fotógrafos de plantão.

É perfeito para ensaio de casal, ensaio família, ensaio gestante, de 15 anos e, porque não, ensaio feminino. Ou seja, é lindo para qualquer estilo de foto.

Recentemente fiz um ensaio feminino no Jardim Botânico de Curitiba e vou compartilhar nesse post algumas dicas importantes para quem quer fotografar por lá. Por exemplo: como chegar, quando ir, se tem banheiros, principais pontos para fotografar, etc.

Vamos lá?!

Horário de funcionamento do Jardim Botânico de Curitiba:

O Jardim Botânico de Curitiba funciona todos os dias da semana das 6h às 20h, com entrada totalmente gratuita.

O único espaço dentro do parque com horários de funcionamento diferente é o Jardim das Sensações, que abre de terça a sexta-feira, das 9h as 17h.

Outro espaço que fica dentro do parque é o Café-escola Senac Jardim Botânico, que atende de segunda a domingo, das 10h as 18h (e é uma boa pedida para depois do ensaio, ein).

Melhor horário para fazer seu ensaio no Jardim Botânico:

Você já deve imaginar que, por ser um dos lugares mais visitados de Curitiba, o Jardim Botânico é bastante movimentado e isso nem sempre é bom para fazer fotos, não é?!

Por isso, não esqueça de se programar com antecedência, evitando feriados e finais de semana e horários de pico. Vale marcar seu ensaio nas primeiras horas da manhã, que é horário com menos movimento sempre.

Também é importante lembrar que, se você só puder aos finais de semana ou em horários de pico, o parque é enorme e é possível encontrar cantinhos reservados mesmo assim.

Melhor época do ano para fazer um ensaio fotográfico no Jardim Botânico:

O Jardim Botânico de Curitiba é lindo e bem cuidado em qualquer estação do ano. A manutenção com as flores é constante, garantindo um visual espetacular em qualquer época.

Mas claro, é recomendado fazer as fotos nos períodos em que a temperatura é mais amena. Ou seja, na primavera e no outono.

Outra dica legal é que, em julho, apesar de fazer bastante frio, é o mês que as cerejeiras estão floridas, garantindo mais um cenário espetacular para fotos, como você pode ver nos cliques abaixo.

Onde se encontrar com a cliente dentro do Jardim Botânico?

Recomendo que o local de encontro dentro do Jardim Botânico de Curitiba seja em frente ao Centro de Informações Turísticas, onde também está localizada a loja "Curitiba Sua Linda", que vocês podem ver na foto abaixo.

O local fica na entrada principal do parque, em frente ao estacionamento e ao lado de um café. Também possui banheiros gratuitos.

Fonte: Prefeitura de Curitiba (https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/centro-de-atendimento-ao-turista-completa-um-ano/41762)

Estacionamento no Jardim Botânico de Curitiba

Falando em estacionamento, se você não chegar cedo no Jardim Botânico de Curitiba, as chances de conseguir uma vaga no estacionamento interno são poucas, pois o espaço é pequeno.

Se você der a sorte de conseguir, terá que pagar Estar, no valor de R$3,00 por hora. Se não conseguir, existem estacionamentos pagos nas ruas próximas e também algumas vagas nas ruas.

Tem banheiro no Jardim Botânico de Curitiba?

Sim, tem banheiros gratuitos logo na entrada do parque, no Centro de Informações Turísticas e também tem vários outros espalhados ao longo do caminho. Além disso, é possível usar o banheiro dos cafés, mas mediante consumo no local.

Mas atenção: a regra é que não é possível fazer trocas de roupas nos banheiros (no caso de quem vai para fazer ensaio fotográfico). Maaaas, o que eu recomendo é ser discreto, entrando com pouca coisa e sendo rápido, assim não haverá problemas.

O importante é sempre ter bom-senso e não ficar trocando de roupas na frente da pia ou espelho. Evite isso.

Regras importantes do Jardim Botânico de Curitiba:

Ao visitar um lugar é importante saber suas regras, por exemplo, no Jardim Botânico de Curitiba:

  • Não é permitido bicicleta, patins, patinete ou moto;
  • Não é permitido alimentar os animais;
  • Não é permitido entrar com animais de estimação (ou seja, nada de fotos com seus pets);
  • É proibido ficar sem camisa ou com roupas de banho;
  • Jogos e atividades com bolas também são proibidos.

Também ouvi dizer que é proibido entrar com balões, mas não achei essa informação oficial. Por isso, se você quiser fotos com balões, pode ser que não dê para fazer dentro do parque ou o ideal seria procurar lugares mais isolados.

Tem taxa para fazer ensaio fotográfico no Jardim Botânico de Curitiba?

Sendo bem sincera, essa é uma resposta que eu não tenho certeza. Nas vezes que fotografe lá, não paguei nenhuma taxa e nem fui parada pela Guarda Municipal ou por qualquer pessoa dentro do parque.

Maaas, já ouvi comentários que existe uma taxa de R$60,00 reais para fazer ensaios com fins profissionais no Jardim Botânico de Curitiba (ou seja, você pode levar sua câmera profissional e fazer fotos da sua família ou da paisagem por exemplo, mas para fazer fotos de clientes, teria que pagar a taxa).

O curioso é que eu não achei essa informação em nenhum meio de comunicação oficial, seja da prefeitura de Curitiba ou do próprio Jardim. Enfim, é sempre bom se precaver e, na dúvida, perguntar no Centro de Informações Turísticas logo na chegada.

Que roupas usar no ensaio fotográfico no Jardim Botânico em Curitiba?

Por ser um ensaio externo, eu sempre recomendo roupas de tons claros ou preto. Evitar peças com estampa também ajuda a deixar as fotos mais harmoniosas.

Como falado acima, o Jardim tem banheiro e com discrição é possível usa-los para trocar algumas peças. Mas é muito importante levar roupas que sejam fáceis de trocar.

Uma dica é ir com peças básicas por baixo e ir trocando os acessórios, como jaquetas, lenços, chapéu, etc. Isso facilita bastante e deixa as fotos diferentes e criativas.

Roupas que combinam muito com a proposta: calça jeans e camisa, jaqueta jeans, macacão, roupas de alfaiataria, casacos.

Para saber sobre o assunto, tem um post completo sobre isso aqui no blog também, acesse: Dicas de roupas para ensaio fotográfico feminino!

Melhores lugares para fotografar dentro do Jardim Botânico de Curitiba:

Para fazer seu ensaio fotográfico no Jardim Botânico de Curitiba, prepare-se para andar. O lugar é enorme e cheio de cantinhos especiais para fazer fotos incríveis. Engana-se quem pensa que o único cenário bonito do lugar é a estufa principal e você vai entender porque.

O ideal é fazer um tour pelo parque, passando por todos esses lugares que vou mostrar abaixo.

1.Cerejeiras (em especial no mês de julho, quando elas estão floridas)


2.Gramados e bancos espalhados pelo Jardim, que garantem uma vista diferente da estufa e com menos gente

3.Árvore isolada e lago

4.Jardim francês (aqui é importante lembrar que eu fiz esse ensaio em um sábado de manhã, ou seja, muito gente no Jardim. Mas como você vai ver, sempre é possível encontrar uns cantinhos sem ninguém)

5.Estufa principal (simplesmente o lugar mais disputado para fazer fotos, por isso tanta gente aparecendo atrás). Ainda é possível fazer fotos dentro da estufa também, mas eu não arrisquei ir nesse dia, porque realmente tinha muita gente. Mas caso você vá em dia de semana ou bem cedo, não pode deixar de fazer uns cliques ali dentro.

6.Galeria das 4 estações

7.Caminho de Bambu

8.Lagos e pontes

9.Partes isoladas com campos e Araucárias

Agora, deixa eu te contar sobre essas fotos que você viu acima: essa mulher linda, incrível e simpática é a Kátia, que veio direto de Brasília para visitar Curitiba e se presenteou com um ensaio no cartão postal da cidade.

Por isso, fica a dica, se você é de outro estado e está lendo esse post, que tal programar seu ensaio enquanto conhece essa cidade maravilhosa? Assim você termina a viagem com registros profissionais e únicos.

Entre em contato comigo pelo WhatsApp ou conheça mais do meu trabalho no Instagram.





02 Ago 2023

Dicas para fazer um ensaio feminino no Jardim Botânico de Curitiba!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, sou a Fotógrafa Flávia e estou aqui para te ajudar. Me chame no whats para conversar. Eu vou amar fotografar você :)
Logo do Whatsapp